13 dicas para turbinar seu speaking no inglês




Publicado em 02/02/2021 às 5:23 pm

Quando o assunto é aprender inglês, a habilidade mais cobiçada e a mais difícil de treinar, é a fala. Muitos estudantes afirmam não terem com quem conversar ou não sabem como praticar ou, ainda, não conseguem se desprender da tradução na hora de falar. Sendo assim, hoje vamos de dar 13 dicas para turbinar seu speaking no inglês.

1- Pare de traduzir:

Ao aprender inglês, principalmente no início, é natural que você traduza para o português, mas esse hábito pode te prejudicar mais do que ajudar. Imagine a seguinte situação: 

Você está conversando com alguém em inglês e traduzindo o que ele fala em inglês pro português dentro da sua cabeça. Aí, para responder essa pessoa, você pensa em português e em seguida traduz para o inglês e responde. 

Em primeiro lugar, você demora muito fazendo esse processo. Depois, você traduz literalmente entre as línguas, e isso pode causar um mal entendido. Por exemplo, em português, para falarmos sobre nossa idade, usamos o verbo “ter”. Perguntamos, então, “quantos anos você tem?”, se traduzíssemos literalmente a frase ficaria “How many years do you have” . Porém, em inglês usamos o verbo “ser” para falarmos nossa idade e perguntamos “How old are you?”.

Para treinar o seu cérebro a pensar em inglês, tente pensar as frases em inglês. Consuma muito conteúdo em inglês e pratique muito. Utilize também nossas próximas dicas desse post para pensar em inglês e, consequentemente, falar inglês com naturalidade.   

2- Fale sozinho e use a imaginação:

Não ter alguém pra conversar não é desculpa para deixar de praticar. Fale sozinho! E não se preocupe com que os outros vão pensar, afinal você está aprendendo outra língua. Crie diálogos na sua cabeça, narre seu dia, faça debates com você mesmo, cante no chuveiro, descreva cenários ao seu redor etc. Use sua criatividade. O céu é o limite!

3 – Narrar seu dia:

Descreva suas atividades diárias em inglês em voz alta. Narrar o seu dia pode parecer uma atividade boba, mas é uma oportunidade de por em prática tudo que você está aprendendo, gramática, vocabulário, pronuncia e entonação. Ao descrever suas tarefas você pode usar diferentes tempos verbais, passado, presente e futuro e ainda observar as palavras que você não sabe.  Procure as palavras que não sabe no dicionário

4- Se grave falando:

É importante que você se ouça falando inglês para identificar seus pontos positivos e pontos negativos. Para isso, você pode usar o gravador de voz do seu celular ou computador. Grave áudios em inglês e depois faça uma análise da sua pronúncia, sua entonação, suas pausas, onde você trava e seu nível de conforto com o idioma. 

Se você está fazendo muitas pausas, pode ser você precise aprender mais vocabulário e treinar ainda mais o speaking no inglês.   No começo, faça gravações curtas e falando de assuntos do cotidiano, que são mais fáceis de treinar e varie o assunto a medida que avança no speaking. 

5 – Priorize a fluência no começo do seu aprendizado:

Nós adultos somos muito perfeccionistas quando estamos aprendendo uma habilidade nova. Com o inglês não é diferente, mas, cuidado. Se você é iniciante, não se preocupe tanto com a gramática no início, dê prioridade a fluência. Fale sem se preocupar tanto com os erros para exercitar sua fluência. Não espere para falar inglês quando já for avançado ou quando tiver o inglês perfeito, porque para ser um bom falante, você precisa falar muito. O que quer dizer que, se você nunca erra você não pratica o suficiente.

Resumindo, fale, fale, fale  e fale mais independente dos erros.

6 – Shadowing: 

A palavra “shadowing” significa “sombra” em português. A técnica de shadowing consiste em copiar alguém falando inglês. Essa técnica é ótima para praticar speaking no inglês e em outras línguas que esteja aprendendo. 

Escolha 1 vídeo com legendas em inglês ou um áudio com transcrição de 1 à 3 minutos. Depois, ouça uma ou duas vezes apenas prestando atenção. Em seguida, ouça novamente e tente repetir o que ouve. Pause o vídeo, se necessário, e repita as frases. Por último, repita o mesmo processo.

7- Cantar:

A dica é muito simples, cante em inglês. Escolha suas músicas preferidas e aprenda a letra. Procure por karaokês no youtube e arrase. Não se preocupe em cantar bem, apenas tente ouvir  a música e aprender a pronúncia correta das palavras e treinar o ritmo da música. 

Além disso, você já reparou que é difícil reter a matéria da escola, mas é fácil lembrar da música chiclete que está rolando no momento? Cantar em inglês vai ajudar também na sua memorização, já que você aprende várias palavras e frases já prontas.

8- Antecipação:

Pense nas situações em que vai precisar do inglês, como por exemplo, pedir comida em restaurantes, pedir ajuda para chegar à algum lugar e small talks no trabalho. Aprenda frases comuns usadas nessas situações e pratique-as. Veja nossas dicas de vocabulário aqui.

9- Aprenda “Chunks” ou “collocations:

“Chunks” ou “collocations” são expressões idiomáticas formadas por um conjunto de palavras. As expressões idiomáticas são  presentes em todas as línguas, inclusive no português. Observe a expressão em português e complete a frase: 

“Eu não abro _____ do inglês”

Certamente você disse “não abro mão”, por quê? Porque é uma expressão que você aprendeu no seu dia a dia e intuitivamente você sabe que essas palavras vão juntas. 

Aprender palavras soltas no inglês pode dificultar seu speaking se você não souber como as palavras se juntam. Aprender expressões idiomáticas facilita sua vida, porque uma vez que você conhece a expressão, não precisa pensar pra falar. Por exemplo, você aprendeu a palavra “shower” que quer dizer chuveiro, só que, “to take a shower” é “tomar banho”.  “Erro” em inglês é “mistake”, mas “cometer um erro” é “to make a mistake”. 

Aprenda os chunks mais comuns da língua e use o que aprendeu nas suas conversas.

10 – Participe de grupos de conversação:

Participe de grupos de conversação no Facebook, Skype, Discord e Whatsapp, fique de olho nos horários das reuniões.  Utilize a dica de “antecipação” para suas conversas também, saiba de antemão o assunto da conversa e aprenda possíveis frases pra manter o papo rolando.

Além dos grupos, tem sites em que você conversar de graça com o Speak Peak e o Free4talk.

11 – Interprete:

Essa dica é um pouco louca, mas ajuda muito a transitar de uma língua para a outra com mais facilidade. Tente traduzir coisas que assiste na TV ou diálogos que ouve do português para o inglês ou tente resumir algo que assistiu em inglês. Essa interpretação te ajuda a fazer tradução por equivalência e a pensar nas maneiras diferentes de dizer a mesma coisa em inglês e assim variar seu vocabulário.  

12- Não pire com seu sotaque:

Talvez essa seja a dica mais importante que vamos te dar hoje. O nosso sotaque em inglês é influenciado pelo português. Mas, isso não é motivo para se envergonhar e deixar de falar inglês. Foque na pronúncia correta e na entonação da língua e continue falando inglês sem medo de ser feliz. Se você quiser mais sobre sotaque, veja nosso artigo “Sotaques do inglês – Americano x Britânico“.

13- Faça um diário

Essa dica serve tanto para treinar a escrita quanto o speaking no inglês. Escreva um diário e leia em voz alta.  Fale sobre seu dia  e também sobre seus sentimentos, do mesmo jeito que escreveria um diário em português. Assim, você pode treinar as estruturas de frases e tempos verbais. 

Para resumir, treine, fale, pratique, aceite seu sotaque e não tenha medo de errar. Veja também: 

10 dicas para melhorar o seu LISTENING no inglês

“To have a sweet tooth” – significado e exemplos

Qual o nível de Inglês ideal para fazer intercâmbio?

Se você deseja saber mais e aprofundar os seus conhecimentos no inglês, verifique o nosso curso online  e venha fazer parte da família Inglês4ever!

Compartilhe e aproveite !

Shares
0
0



Deixe um comentário



OUTROS ENSINAMENTOS



Inglês Gratuito – Aprenda inglês com dicas online

O Site Inglês Gratuito, é um site que teve seu início no ano de 2014, mas precisamente no mês de...
SAIBA MAIS

Pesos e medidas em inglês

Quando o assunto é peso e medidas em inglês,eu posso te confessar que é um assunto chato e um pouco confuso,dê uma olhada nesse dica.
SAIBA MAIS

10 dicas para aprender inglês de forma rápida

Como aprender inglês de forma rápida e objetiva? - Essa é uma boa pergunta. A primeira coisa que eu tenho...
SAIBA MAIS

Como diremos – Descontar a raiva em inglês

Como diremos, descontar a raiva em inglês - Hoje estamos aqui, com mais uma dica de expressão idiomática. Você que...
SAIBA MAIS